NOSSOS PROJETOS E CURSOS


NOSSOS PROJETOS




 ABAIXO VOCÊ IRÁ ENCONTAR ALGUNS DOS PROJETOS POR NÓS DESENVOLVIDOS VISANDO CRIAR NOVAS FONTES GERADORAS DE RENDA E LAZER 


PROJETO "MAR"
Dentre alguns de nosso inúmeros projetos visando gerar novas fontes de renda para os habitantes em regiões litorâneas, destacamos o projeto "MAR" que consiste em utilizarmos conchas e materiais marinhos para e confecção de diversos itens decorativos, turísticos e artistícos. 
Na  foto vemos imãs e lembranças locais feitas com conchas da região.


 A continuidade deste processo e a capacitação dos habitantes envolvidos, culminará com a criação de verdadeiras obras artísticas, confeccionadas com conchas e materiais marinhos desprezados.
Na foto podemos ver uma obra artística, toda confecciconada com conchas e cristais de quartzo colorizados, retratando um vitral de São Francisco de Assis.


PROJETO "VIDA"

Outros dos projetos desenvolvidos por nossos profissionais em parceria com as prefeituras e empresas, é o projeto "VIDA" que consiste no ensino de diversas técnicas artísticas e artesanais para o grupo de pessoas da "terceira idade". Neste projeto, além do ensino das técnicas artísticas, é feito um entrosamento social  e um intercâmbio de informações entre os participantes.
Abaixo veremos algumas fotos dos grupos em que este projeto foi implantado.



Projeto de Trabalho Técnico Social - PTTS

      A convite do Presidente do NUPEC, ministramos oficinas de pintura na Escola Municipal Joaquim Eugenio no bairro da Mumbuca em Maricá

Prefeitura de Maricá inicia urbanização de ruas na Mumbuca
Texto: Leandra Costa (edição: Marcelo Moreira) | Fotos: Clarildo Menezes

Obra realizada numa parceria entre a prefeitura e governo federal.
Numa parceira entre a prefeitura de Maricá e o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi iniciada a obra de drenagem e pavimentação de quatros vias do bairro Mumbuca: as Ruas 10, parte da 11, 12 e 14, totalizando uma área de mais de 9 km2.

Projeto Social

Paralelo às obras, foi realizado um projeto técnico-social com os moradores das ruas que estão sendo beneficiadas com a pavimentação. Durante o mês de março, aproximadamente 30 moradores participaram de cursos de reciclagem, artesanato e pintura em tecido e de palestras sobre educação ambiental, patrimonial e desenvolvimento sustentável. As oficinas foram realizadas na Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos nos dias 02, 09 e 16.
A moradora do bairro Mumbuca e participante das oficinas sociais, Tânia Mendonça, considerou muito positiva sua participação no projeto. "Acho importante a gente fazer essas oficinas porque sempre é bom aprender e gostaria que o projeto continuasse", afirmou.
O presidente do Núcleo Universitário de Pesquisa e Estudo e Consultoria (NUPEC) - empresa responsável pela execução dos cursos -, Arcy Magno da Silva, esclarece a importância do trabalho social para valorizar a aplicação do dinheiro público e para estimular a participação dos moradores para contribuir na manutenção das vias. “O cidadão tem que estar consciente da construção de uma nova realidade que virá com a drenagem e pavimentação. O projeto ofereceu oficinas e atividades para melhorar o desenvolvimento sociocultural dos moradores e permitir até a geração de renda das famílias”, destacou o presidente.

Está previsto para o dia 13 de abril, às 10h, na Casa de Cultura, o encerramento do projeto social com a entrega dos certificados aos participantes do projeto.













PROJETO CASA DO ARTESÃO
Este foi um projeto iniciado pela Secretaria de Cultura de Maricá que convidou nossos dirigentes à fazer parte da elaboração, montagem, legalização e direção. Fomos indicados a compor a primeira Diretoria.
Este projeto visa desenvolver, divulgar e criar condições de melhora nos trabalhos feitos pelos artesãos da cidade. Existindo desde 2003 já conseguimos montar exposições em diversos eventos, participar de congressos e seminários locais e estaduais, representar a cidade em diversos acontecimentos culturais, receber prêmios e trófeus, e contribuir para a criação de novas fontes de renda para os artesãos.
Para maiores informações basta acessar o site da Associação http://www.artesaosdemarica.com.br/ ou seu Orkut Casa do Artesão de Maricá










NOSSOS CURSOS





NESTA PÁGINA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR ALGUNS DOS CURSOS QUE MINISTRAMOS, TANTO EM NOSSO ESPAÇO QUANTO EM OUTROS LOCAIS.

NOSSO OBJETIVO DE TRABALHO
Nossos trabalhos são desenvolvidos visando facilitar ao máximo o acesso dos alunos aos materiais utilizados nas técnicas ensinadas. Nossa preocupação básica consiste em ensinar técnicas de simples execução, que não exijam conhecimentos profundos de arte e desenho, mas que possam ser aprendidas pelos alunos paticipantes e gerar novas fontes de renda para eles. Tudo isto com custo mínimo e  o aproveitamento máximo de materiais de baixo custo e fácil aquisição.

CURSO DE INICIAÇÃO ÀS ARTES
                    Conhecimento das diversas técnicas artistico-artesanais
                       Conhecimento dos materiais e sua utilização
                          Uso de materiais alternativos
                            
CURSO DE PINTURA EM TECIDO
                    molde vazado (stencil)
                       country
                          porcelanizado
                            artística
                               decopagem

CURSO DE PINTURA EM MADEIRA
                    molde vazado (stencil)
                       decorativa
                          pátinas
                             decopagem
                                artística
                                   bauer

CURSO DE RECICLAGEM
                     Reaproveitamento de materiais
                         Recuperação de peças
                            Utilização de materiais naturais
                                Básico de restauração

CURSO DE DESENHO DE PERCEPÇÃO (para iniciantes)
                      Utilização do movimento dos pontos e linhas
                          Desenvolvimento da percepção das formas
                             Observação dos tons e sombras

CURSO DE PINTURA ARTÍSTICA
                       Pintura à óleo
                          Pintura acrílica
                         


5 comentários:

  1. amei tudo que vcs potaram aqui parabéns!!! gostaria muito de fazer alguns desses curso como devo fazer para conseguir ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso na resposta, para participar de algum de nossos cursos, basta comparecer na Casa do Artesão de Márica (Casa de Cultura-Centro) e buscar informações sobre vagas e horários ou nos ligar pelo
      telefne 2595-4002

      Excluir
  2. Gostaria de saber como faço para dar aulas nos projetos. Fui professora do Senai Cetiqt muito anos. Tenho vasta experiência em trabalhos manuais desde técnicas de costura e modelagem. De td tipo de roupas e acessórios até a confecao Te tendes e tecelagem artesanal. Visando reaproveitamento de materiais e sustentabilidade. Meu zap para retorno é 99278 3669. Ana Matoso

    ResponderExcluir
  3. bom blog, quero indicar para os alunos do colegio zona norte sp, bacana o trabalho de vcs na oficina, amei mesmo

    ResponderExcluir